quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Xi! esquenta um pouco de água no fogão!

Você está tomando aquele banho gostoso e, de repente, acabou a água quente! Ué!?? O chuveiro queimou? Não! a água quente acabou mesmo!
Por aqui não existe chuveiro elétrico. Um boiler aquece a água que é enviada para os chuveiros e torneiras. Até aí, tudo bem. Mas, aqui na França, é a EDF – Electricité de France que envia sua água quente em dois momentos, normalmente durante a noite e algumas horas durante o dia. Tudo depende de um escalonamento (tipo de contrato, cidades, bairros, etc. que é feito por eles). Nesses horários tudo o que você fizer (passar roupa, por exemplo ou mesmo tomar banho rsrs), custará mais barato. Caso você goste de ficar muito embaixo do chuveiro ou se tiver visitas, o jeito é acionar o aquecimento forçado (uma pequena chave no quadro de força), mas você vai pagar mais caro. É preciso também esperar alguns minutos para que a água aqueça. Senão, não tem jeito! A água quente acabou? xi! esquenta um pouco de água no fogão e tome aquele delicioso banho de bacia! É, outro dia me contaram que em alguns lugares, há até um tipo de “alarme” para você não esquecer de sair do banho...
De certa maneira é interessante “criar” essa cultura da economia de água e energia, mas que dá uma raiva terminar o banho com água fria, isso dá sim!

Um comentário:

Mônica disse...

Meu Deus acho que ficaria maluca assim.
Até me acostumar já teria arrancado todo o cabelo.
É a gente esbanja muito aqui no Brasil, não é mesmo?
Temos muito o que aprender e respeitar ainda.

Quem sou eu

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Minhas frutas prediletas: cerejas e uvas. Minhas cores prediletas: roxo e laranja. Adoro dar boas risadas com a série A Grande Família! Meus sobrinhos prediletos: todos! Meus amigos prediletos: todos!