domingo, 25 de janeiro de 2009

Aquele vídeo sobre os Italianos...

Sabe aquele vídeo sobre os Italianos que está no link diversão? Veja lá (rodapé da página - Europe) e depois volte aqui. Vale à pena!
Aqui na foto, o cara parou no meio da rua para dar um pulinho dentro do restaurante porque nesse lugar é muito difícil estacionar. Uma fila se formou atrás dele. Não consigo imaginar a cena em Londres...
Sabe aquela fama do francês que não toma banho?
Pois é gente! Tudo bem de levar a fama , mas outros deveriam também levar!!!!
Não sei se porque somos Latinos...Mas o fato é que muitos franceses também são apressadinhos no trânsito, páram o carro em fila dupla, trocam insultos no trânsito, não páram na faixa de pedestres (aliás, outro dia fui até xingada atravessando na faixa de pedestre!).
Gosto de comparar porque o Brasileiro, muitas vezes, faz imagens do que é a vida na Europa.
Na Inglaterra, o povo parece ser bem “cumpridor dos deveres”, mas também, como já contei por aqui, a vigilância é tamanha que o jeito é mesmo “respeitar”. Caso contrário, você será punido. Dizíamos que em Londres, os policiais “saem do bueiro”!
O mesmo acontece em Mônaco, por exemplo. Há um número impressionante de câmeras espalhadas pelas ruas e ao menor sinal de desordem, um policial é acionado.
O que é interessante aqui é redescobrir a "comunicação". Em Londres, as pessoas pouco ou nada falam entretanto, de repente, num toque de mágica, podem puxar um assunto dentro do metrô com outro passageiro e travar aquela conversa de velhos e bons amigos! Vimos essa cena duas vezes e achamos divertido.
Outro dia, ao descobrir que estava no lugar errado para um compromisso, saí correndo e fiquei super aflita. Aí, deu aquele calor. Ao me ver tirar a blusa, a senhorinha, que já estava no ponto do ônibus sorriu e disse: "cuidado com a gripe!".
Isso provavelmente nunca aconteceria em Londres. Ninguém "cuida" da vida de ninguém, exceto minha ex-vizinha que ficava anotando na sua caderneta o número dos apartamentos que estavam com roupa estendida na varanda e que seus olhinhos conseguiam ver lá de baixo do prédio (mesmo se fosse a pontinha de uma toalha).
Por aqui, a vizinha de cima reclama de nossos banhos. Bateu na nossa porta outro dia e reclamou que não conseguia dormir porque tomamos banho tarde demais e que as torneiras ou canos fazem muito barulho. Depois disso, escreveu para o proprietário pedindo para que tomássemos banho até, no máximo, 23 horas.
Gente, o ser humano é assim...

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Môniquinha!

Quando morei em Piracicaba, há uns 25 anos, cidade adorável, era surpreendente ver um carro parar na frente de uma loja, na segunda rua mais movimentada do centro da cidade, para perguntar se tinham um tal produto, o vendedor ia para dentro da loja, voltava dizendo que tinham o produto, então o motorista perguntava o preço, o vendedor corria para dentro da loja e voltava com a informação, o motorista resolvia comprar produto, faziam troco... e ninguém atrás buzinava.

Não era uma cidade adorável?

Crisaidi.

Quem sou eu

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Minhas frutas prediletas: cerejas e uvas. Minhas cores prediletas: roxo e laranja. Adoro dar boas risadas com a série A Grande Família! Meus sobrinhos prediletos: todos! Meus amigos prediletos: todos!