segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Parece novela, mas não é! rsrsrs

Falei outro dia sobre isso. A palavra mudança encerra tantas emoções...
Para tirar os documentos e entender como funciona a burocracia, muitas idas e vindas. O melhor mesmo é não esquentar. Uma hora tudo vai dar certo.
O que é mais difícil mesmo é se acostumar com os horários!
Sexta-feira fui até a ANPE (Agence National pour l´Emploi) para me cadastrar. Chegando lá descobri que às sextas-feiras, o serviço funciona até 11h45. Tudo bem! Foi realmente um fora. Olhei na Internet e não vi que o horário da sexta era diferente dos outros dias.
Aí tentei ir para outro serviço para pedir a minha “carte vitale”, mais ou menos o nosso INSS. (mais ou menos mesmo gente! Na verdade, não explico mais porque ainda não entendi muito bem a lógica, depois conto mais...) Chegando lá, o setor estava fechado. Funcionamento até 15h30...Tudo bem.
Hoje, segundona. Tudo vai dar certo!
Ao ser atendida na ANPE, fui informada que o cadastro é feito pelo telefone. Ok...Vamos lá! Ao telefonar, descobri que o serviço funciona das 9 às 13 horas.
O ônibus demorou tanto para chegar que acabei perdendo o horário para ir novamente tentar pedir minha “carte vitale”(risos). Acho que vida de quem depende de ônibus deve ser assim, sempre “mais ou menos ruim”, ou melhor, a depender da cidade ou do país. Quero dizer com isso que aqui também não é muito bom depender de ônibus por causa de horários. Por outro lado, eles são aquecidos no inverno, os bancos são confortáveis e os motoristas são, na sua grande maioria, bem educados. Interessante que a maior parte das pessoas cumprimentam o motorista ao embarcar e se despedem (e algumas vezes agradecem) quando desembarcam. O motorista normalmente responde...au revoir!
Como disse anteriormente, difícil também entender o horário de funcionamento do comércio em geral. No verão é assim, no inverno é assado, mas juro que vou aprender!
Fomos ao cinema ontem em Cannes. Uau! Pois é gente! Engraçado que o paulista vai esperando aquela sala super moderna, etc e tal. Afinal de contas, estamos em Cannes!
Tudo parece mesmo cidade do interior. Dá só uma espiada:
Quando chegamos, o moço da bilheteria estava falando ao telefone do lado de fora. Quando nos viu diante da bilheteria, perguntou gentilmente se poderia ajudar. Quando dissemos que queríamos comprar ingresso, ele pediu licença para a pessoa com quem estava falando e entrou na bilheteria para nos vender os ingressos.
A pipoca? Ela é feita fora, quer dizer, não há pipoca estourando, fresquinha. Arriscamos e até que estava gostosa! Aliás, pipoca em Londres é vendida no supermercado, ali na prateleira, pronta. Engraçado, não é mesmo?
O ingresso? Ninguém pede nada. Você se dirige para a sala e pronto.
Antes de começar o filme, propagandas dos estabelecimentos da região. Muito, muito diferente!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é.. Living and learning about the world and the people... amei essa fotinho... E como ta sua vida de "interior"?? hehehe

Charlette disse...

Bienvenue dans un monde de fous ..... C'est ça la France. J'y suis née, j'y mourrai et j'ai largement eu le temps de vérifier la pertinence de tes propos. Bravo pour l'humour des tiens. Je te mets dans mes favoris, mais pardon je ne peux pas te répondre en portugais ! Rassures-toi, il y a chez nous des bons côtés: la gastronomie, la culture (enfin ce qu'il en reste !) et des amis qui vous aiment car vous le méritez bien.

Quem sou eu

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Minhas frutas prediletas: cerejas e uvas. Minhas cores prediletas: roxo e laranja. Adoro dar boas risadas com a série A Grande Família! Meus sobrinhos prediletos: todos! Meus amigos prediletos: todos!