segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Diferenças


Vejo algumas coisas diferentes aqui em Londres. É curioso, as imobiliárias têm vitrine e ali encontramos os imóveis que estão disponíveis. Então, você olha, entra para obter mais informações e agenda a visita para ver o imóvel. Os preços são completamente loucos se compararmos com todas as cidades do Brasil, inclusive São Paulo e Rio e também com a maior parte das grandes cidades na França. Evidentemente, tudo depende do bairro e do imóvel, mas o aluguel de um apartamento de dois dormitórios gira em torno de R$ 3.000,00. Além desse valor, é preciso levar em conta o IPTU (Council Tax – aproximadamente ~ 120 £ por mês) e as outras despesas normais como gás (~30 £ por mês), eletricidade (~70 £ por mês) e água (~ 300 £/ano). Descobrimos também que você tem que pagar a água por ano. O valor pode ser dividido em prestações. E, caso você deixe o imóvel, você solicita o reembolso da diferença.
Podemos rapidamente perceber a diferença no comportamento das pessoas, no jeito de educar as crianças, na criação de animais. Como na filosofia nipônica, não se chora em público! Na verdade, o inglês é educado para “se conter”, mas quando bebem...
As mulheres bebem muito, muito mais do que as mulheres no Brasil. De uma maneira geral, também não se preocupam muito com a aparência. No Brasil, fiquei observando o salão onde fui fazer as unhas: mais de 30 manicures (todas ocupadas, inclusive), 10 depiladoras! Não sei se é porque os serviços são bem caros (manicure = aproximadamente R$ 45,00), mas as unhas não são definitivamente uma das preocupações das mulheres por aqui. Quando há esmalte, eles podem ser verdes, azuis, laranja!
Acho mesmo que a maior preocupação é o rosto. Várias vezes observei moças se maquiando dentro do metrô. Aliás, carregam bolsas enormes e ali deve haver de tudo um pouco, como por exemplo, sapatos! Pois é, elas colocam sapatos com salto alto no escritório e, assim que deixam ganham a rua, os trocam por sapatilhas. Estas sim fazem um sucesso danado! Elas e aquelas botas quentinhas, mas com um solado horroroso que deixa os pés imensamente tortos. Nunca vi tanta gente com o pé torto como em Londres! Sei que é uma observação meio esquisita, mas juro que me chamou a atenção desde o início!
Moda aqui? É, existem lojas caríssimas como a Harrold´s ou Selfridges, mas nas ruas é uma mistura excêntrica de curto, curtíssimo, comprido, chapéu, bota, muitos chinelos Havaianas (talvez mais do que no Brasil!), fiquei pensando então...
Acho que o Brasileiro não sai muito na rua com chinelos Havaianas! Aqui, direto!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sampa, SP, Brazil
Minhas frutas prediletas: cerejas e uvas. Minhas cores prediletas: roxo e laranja. Adoro dar boas risadas com a série A Grande Família! Meus sobrinhos prediletos: todos! Meus amigos prediletos: todos!